sábado, 4 de maio de 2019

★ OCUPAÇÃO DO BLOCO ADMINISTRATIVO DA UFG/REGIONAL CATALÃO JÁ DURA MAIS DE UMA SEMANA

ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PEDEM MELHORIAS NA ESTRUTURA DO CURSO.   Ocupação no prédio administrativo da UFG/Regional teve início no dia 25 de abril Foto: Divulgação manifestantes/Reprodução

Desde o dia 25 de abril, alunos do Curso de Educação Física fazem uma manifestação com a ocupação do prédio administrativo da Universidade Federal de Goiás (UFG/Regional Catalão).   
 
Os manifestantes reivindicam o prazo de entrega da reforma do nosso bloco que era pra ter sido entregue em outubro do ano passado e que até hoje está em reforma; Construção do nosso prédio que abrigará todos os nossos laboratórios que estão em situação precária; Devolução da nossa vaga de técnico administrativo que foi realocado em outra unidade acadêmica; Manutenção dos laboratórios; Contratação de três novos professores, dentre outras, que segundo os alunos, tratam-se de demandas históricas.

Vejam algumas imagens enviadas ao Blog do Badiinho enviadas pelos manifestantes:








Ontem, em seu site, a direção da UFG/Regional Catalão atualizou através de nota a situação da ocupação. Leia abaixo:  

COMUNICADO: A Direção da UFG/Regional Catalão atualiza a comunidade acadêmica sobre os encaminhamentos à respeito da ocupação do prédio administrativo 

A Direção da Regional Catalão (RC) informa que a ocupação do centro administrativo iniciada no dia 25 de Abril de 2019, por um grupo de alunos do curso de Educação Física, compromete substancialmente o desempenho de atividades à comunidade acadêmica. A Direção salienta que tem negociado com o grupo, de maneira amistosa e propositiva, desde o início da ocupação.  Em atenção à comunidade universitária, aponta-se aqui o histórico de negociação desde a manifestação na Aula Magna da Calourada Universitária, em 13 de março de 2019, por meio dos documentos enviados e recebidos. Bem como as tratativas já realizadas.

13 de março de 2019 
Marcou-se reunião da Direção com estudantes e professores do curso de Educação Física, para o dia 21 de março, às 9h30min na sala 104, bloco didático I. 

21 de março de 2019
Reunião em que se discutiu e respondeu a um documento de demandas históricas e emergenciais do curso de Educação Física.

Documento entregue pelo curso com as demandas
(Clique para visualiza-lo em PDF)

Documento emitido pela Direção da Regional em 21 de março de 2019(Clique para visualiza-lo em PDF)

28 de março de 2019
Realizou-se a segunda reunião com a Direção, às 14h, no auditório Sirlene Duarte, dando continuidade à discussão dos pontos da pauta de reivindicações, com ampla presença de professores e alunos do curso de Educação Física.

(Clique para visualiza-lo em PDF)

Após, realizou-se diversas reuniões com as coordenações da RC (CAF, CDIRH, DINFRA) e representantes do curso de Educação Física e Chefia do IBIOTEC para tratarem sobre o encaminhamento do documento do dia 05 de abril de 2019, conforme os cronogramas apresentados.  

25 de Abril de 2019
No dia 25 de abril de 2019, às 7h, a Direção da Regional Catalão foi surpreendida com a ocupação do centro administrativo da Regional por um grupo de estudantes do curso de Educação Física. 

A Direção se fez presente no local com intuito de iniciar o diálogo, porém, o grupo ocupante se negou a iniciar qualquer conversação, tampouco apresentou uma pauta formal sobre os motivos da ocupação.

(Clique para visualiza-lo)

26 de Abril de 2019 
No dia 26 de abril de 2019, às 11h40min, a Direção publicou nota atualizando o status da negociação.
(Clique para visualiza-lo)

O diálogo foi iniciado durante a tarde e o grupo de alunos do curso de Educação Física entregou documento constando as pautas:

(Clique para visualiza-lo em PDF)

Após reunião, a direção, ainda no dia 26 de abril de 2019, entregou documento respondendo às demandas apresentadas pelo grupo de alunos. A Direção ressalta que as demandas apresentadas pelo grupo de alunos já estavam em tratativa, inclusive incluindo a vinda do Reitor Edward Madureira Brasil para o dia 02 de maio de 2019.

(Clique para visualiza-lo em PDF)

29 de Abril de 2019
No dia 29 de abril, a direção emitiu nota apontado o histórico ocorrido nos dias anteriores. 

Segue link da nota emitida pela Direção da Regional em 29 de abril de 2019 
(Clique para visualiza-lo)

O grupo de alunos respondeu ao documento entregue pela coordenação na tarde do dia 29 de Abril de 2019. 

Segue link do documento emitido pelo grupo 
(Clique para visualiza-lo em PDF)

O Reitor cancelou o agendamento da reunião condicionando-a a desocupação do prédio. 

30 de Abril de 2019
Com base na resposta obtida pelo grupo de alunos, a Direção elaborou e entregou no dia 30 de Abril de 2019 sua proposta final e solicitação de desocupação imediata do prédio. Conforme documento abaixo 

Segue link do documento entregue pela Direção da Regional em 30 de abril de 2019 
(Clique para visualiza-lo em PDF)

02 de Maio de 2019
A proposta final apresentada pela Direção, no dia 30 de Abril de 2019, ainda não foi respondida pelo grupo de alunos. Como forma de elucidar o andamento das negociações, segue quadro, constando as seis pautas apresentadas pelo grupo, bem como as soluções já apresentadas pela Direção.


Escrito por: Badiinho Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário